Câncer de Colo Uterino: prevenção é essencial
- COP onco

- 6 de fev. de 2023
- 2 min de leitura

Por Dr. Manoel de Andrade*
O Câncer de colo uterino é a terceira neoplasia mais prevalente em mulheres, ficando atrás apenas do câncer de mama e colorretal. Segundo o Instituto Nacional De Câncer (INCA) estima-se que surgirão aproximadamente 6000 novos casos da doença para o triênio de 2020-2022, tornando um problema de saúde pública no Brasil
Como prevenção primaria, o MS disponibiliza a vacinação contra o HPV, principal agente etiológico do câncer de colo uterino, sendo uma vacina tetravalente, ou seja, contra 4 tipos diferentes de HPV, e deve ser oferecida as crianças entre 9 e 14 anos através de 2 ou 3 doses. existe ainda a vacina nona valente, contra 9 tipos de HPV, e está disponível no atendimento privado.
Para as mulheres em idade fértil, que já iniciaram sua vida sexual, a Federação Internacional De Ginecologia E Obstetrícia (FIGO) recomenda o exame preventivo de Papanicolau, que consiste em realizar um esfregaço do colo uterino para pesquisa de células com alteração neoplásica. Em caso de suspeita, a confirmação de câncer deverá ser feita através e colposcopia com realização de biopsia. Os exames são disponibilizados para mulheres entre 25 anos e menos de 65 anos como rastreio de câncer de colo uterino.
Nos casos em que se confirmam o câncer, o cirurgião oncológico ou oncoginecologista deve ser contatado para realização do estadiamento da doença coma realização de exame físico e exames de imagem como ressonância magnética da pelve e tomografias de abdome superior e tórax.
Em estágios iniciais, a cirurgia proposta é a histerectomia total ampliada com a retirada de linfonodos pélvicos . a radioterapia e quimioterapia ficam reservadas em casos de risco elevados de recidiva e obedecem critérios bem estabelecidos por Sedler.
Em estágios localmente avançados ou metastáticos, a quimioterapia e radioterapia tem papel fundamental com cura que gira em torno de 60%
O diagnóstico de câncer de colo uterino é sempre um grande desafio para paciente e para equipe médica. A precisão diagnóstica e seu adequado tratamento trazem inúmeros benefícios e cura desta patologia.
Procure seu médico e não esqueçam de realizar seus exames. A COP - CIRURGIA ONCOLÓGICA DE PERNAMBUCO, tem profissionais qualificados para orientação e tratamento dos tumores de colo uterino. Marque sua consulta.
* Possui graduação em Medicina pela Universidade de Pernambuco (2005) . Cirurgião oncológico com formação pelo IMIP (2013), Membro titular da SBCO- sociedade Brasileira de Cirurgia oncologica, titular da sociedade brasileira de cirurgia oncologica ( TSBCO). Atualmente atua como cirurgião oncológico do Instituto Materno Infantil de Pernambuco , preceptor da residência de cirurgia oncologica IMIP, cirurgião oncológico da COP / Rede D’Or São Luiz Recife.



