top of page

Rejuvenescimento íntimo em sobreviventes do câncer de mama

  • Foto do escritor: COP onco
    COP onco
  • 11 de dez.
  • 2 min de leitura
ree

Por Dra. Nathalia Ramalho*


O laser vaginal foi muito propagado como opção segura para rejuvenescimento íntimo em sobreviventes de câncer de mama.


Mas será que ele funciona mesmo?

Estudos que comparam o uso do laser ao uso de cremes vaginais com doses baixas de hormônios mostraram resultados semelhantes, porém os estudos que utilizaram a comparação ideal (um laser “falso”) mostraram não haver qualquer benefício e ocorrerem mais efeitos colaterais em usuárias do laser.


E por que isso acontece?


Quando oferecemos para uma paciente um tratamento barato, popular e que a sociedade erroneamente associa a riscos (muitas pessoas associam o uso dos hormônios vaginais a um aumento de risco de câncer de mama), elas já partem de uma maior insatisfação.


Já quando oferecemos algo novo, tecnológico, pouco acessível e que é visto como seguro (a ausência de hormônios é vista por muitos como ausência de riscos) elas já partem de um nível maior de satisfação. E isso foi suficiente para levar a resultados semelhantes quando comparamos as 2 intervenções.


Mas quando usamos o comparador ideal, ou seja, o “falso laser”, não houve diferença em relação a quem usou o “laser verdadeiro”.


E o que fazer com as mulheres com sintomas de dor e ressecamento vaginais?

Continuar utilizando os produtos vaginais a base de baixas doses de hormônio. Eles são seguros, baratos e eficazes.


E para as sobreviventes de câncer de mama?


A própria Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO) afirma que o uso de estrogênios vaginais em baixa dose é seguro e eficaz e que o laser vaginal não deve ser utilizado.

 

Referências:

  • Li FG, Abbott J. Laser for genitourinary syndrome of menopause: what we know and what we need to know. Climacteric. 2025;28(4):414-422. doi:10.1080/13697137.2025.2455186

  • Lambertini M, Arecco L, Woodard TL, Messelt A, Rojas KE. Advances in the Management of Menopausal Symptoms, Fertility Preservation, and Bone Health for Women With Breast Cancer on Endocrine Therapy. Am Soc Clin Oncol Educ Book. 2023;43:e390442. doi:10.1200/EDBK_390442


Converse com seu médico e não deixe de realizar seus exames. A COP - CIRURGIA ONCOLÓGICA DE PERNAMBUCO tem profissionais especializados para orientação e tratamento. Marque sua consulta.


ree

* Médica Ginecologista pelo IMIP com especialização em Ginecologia Endócrina, Climatério, Contracepção e Ginecologia Infato-puberal pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Membro da Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia - FEBRASGO, da Sociedade Brasileira de Climatério - SOBRAC, da The Scientific Network on Female Sexual Health and Cancer, da International Menopause Society e do Grupo EVA de tumores femininos. 


 
 

©  2022 por COP PE

Tel: 81 99323-1149

Memorial Clínicas | rua das Fronteiras, 127. 6 andar

Consultórios Esperança Recife | rua Francisco Alves, 568-572. 5 andar

Unidade Pateo Olinda | Rua Carmelita Soares Muniz de Araújo, 225. Casa Caiada. Localizado no piso L4

NOA (Caruaru) | Rua Saldanha Marinho, 979 Nassau

Hosp. Santa Efigênia (Caruaru) | Rua Gonçalo Coelho, 40 Nassau

  • Branca Ícone Instagram
  • White Facebook Icon
bottom of page